CIDADE



























Localização:
Lat.: -17.886944
Long.: -44.577776
Gentílico: 
lassancense
Emancipação Política:
12/12/1953
População (2010):
6.484 hab
População Urbana:
3882 hab
População Rural:
2602 hab
Área Territorial:
3.204,21 km²
Área Urbana:
5,90 km²
Densidade demográfica: 2,02 hab/km²
Código do Município: 3138104

 BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE LASSANCE
Projeto e desenho de Ramon Divailton Soares

Atualmente conta com uma população de 6.484 habitantes (IBGE 2010) e tem como atividades econômicas básicas o cultivo de café, fumo, mandioca, milho e arroz. Há também áreas de reflorestamento com eucalipto para a produção de carvão vegetal e pecuária de corte.

Integrante do Circuito Turístico Serra do Cabral, Lassance tem uma história muito rica por ser palco da descoberta da doença de chagas, existem vários prédios centenários tombados em âmbito federal, estadual e municipal que conta sua história. Em 2001 foi criada a Área de Proteção Ambiental da Serra do Cabral que contém várias cachoeiras, cavernas, pedreiras,  córregos e trilhas verdes que preserva vários exemplares de vegetação do cerrado. A região do município ainda abrange o Rio São Francisco e Rio das Velhas.

Situada a 269 km de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Lassance inicialmente era uma região cortada por tropeiros, ligando lugares distantes como Montes Claros, Sabarabussu (Sabará), Diamantina e Coração de Jesus. Por volta de 1850 um tropeiro, chamado Liberato Nunes de Azevedo, construiu os primeiros ranchos às margens do Córrego Maria Grande, hoje Córrego São Gonçalo das Tabocas. Em 1907, surgem às primeiras fazendas dedicadas à agropecuária e à extração de látex em seringueiras e com a chegada da Estrada de Ferro o desenvolvimento local foi impulsionado. O primitivo arraial era muito modesto, situando-se à beira do Rio das Velhas. A alcunha Lassance foi dada em fevereiro de 1908, em homenagem ao engenheiro chefe da construção da estrada de Ferro Central do Brasil, Dr. Ernesto Antônio Lassance Cunha. O município emancipa se em dezembro de 1953 sob a administração de José Soares Dias.

Distância dos polos e outra cidades:
  • Belo Horizonte: 269 km
  • São Paulo: 828 km
  • Rio de Janeiro: 696 km
  • Brasília: 554 km
  • Sete Lagoas: 205 km
  • Montes Claros: 238 km
  • Campinas: 823 km
  • Uberlândia: 534 km
  • Curvelo: 100 km
  • Ribeirão Preto: 747 km
  • Paracatu: 375 km
  • Vitória: 791 km
  • Confins - Aeroporto Internacional: 250 km

Distância dos municípios vizinhos:
  • Várzea da Palma: 36 km
  • Corinto: 63 km
  • Três Marias: 141 km
  • Buritizeiro: 85 km
  • Buenópolis: 130 km
  • Augusto de Lima: 99 km
  • Joaquim Felício: 141 km
  • Francisco Dumont: 166 km

CODEMA LASSANCE

Foi nomeado em Lassance pela portaria municipal 173/2014, os novos membros do CODEMA de Lassance/MG o Conselho Municipal de Meio Ambiente foi criado pela lei municipal 1047/2010 que dispõe sobre a Política Municipal de meio Ambiente de Lassance. Este conselho é um conselho consultivo, normativo e deliberativo formado por cinco representantes da sociedade civil e cinco representantes do poder público, os membros se reúnem periodicamente toda segunda terça-feira do mês no Memorial Carlos Chagas às 10hs para deliberarem pedidos de corte e poda de árvores, declarações de conformidades com as leis e regulamentos administrativos e regularização de atividades lesivas ao meio ambiente.

Presidente do CODEMA – Geraldo Dário Soares Neto (Netim) – 38-9816-6740
Vice- Presidente – Walandir Ferreira Filho

Participe das reuniões e nos ajude a cuidar do nosso meio ambiente!

No link abaixo você encontra as leis ambientais de Lassance

VENHA CONHECER ESTA MARAVILHOSA CIDADE

Entrada da Cidade

Fachadas de Casas que foram construídas a mais de 80 anos

Estação Ferroviária Lassance - Inaugurada em 1908

Casa de Saúde Dr. Carlos Chagas - Construido em 1907

Estádio Municipal

Memorial Carlos Chagas - Construído em 1907 e reformado em 2003 

Praça de lazer - Quadra de Areia

Igreja Matriz - Nossa Senhora do Carmo

Praça Principal - Aílton Soares

Praça que representam as belezas naturais de Lassance

Cruz do Morro - Erguida em 1938

Lassance é uma das mais belas cidades de Minas Gerais, “Bela por Natureza” banhada pelos Rios das Velhas e São Francisco, a mais rica bacia hidrográfica da região. Além de ser famosa por ser palco da Descoberta da Doença de Chagas no dia 14 de abril de 1909, pelo cientista Dr. Carlos Chagas. Lassance possui como patrimônio natural a Área de Proteção Ambiental Serra do Cabral com uma exuberante diversidade de sua Flora e Fauna. No seu potencial hídrico, existem belas cachoeiras, além de vários córregos para lazer e prática de esporte, em Lassance você ainda encontra cavernas e pinturas rupestres alusivas aos Índios Cabralinos que são atração a parte.


Nessas férias visitem Lassance/MG

3 comentários:

  1. Lassance é uma cidade tradicional de cultura dos tropeiros, muito rica em história e belezas naturais, o lugar perfeito para quem procura uma interação com a natureza.
    Venham conhecer!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa referencia pra quem mora fora... Excelente blog. Não trata de política, mas da história da cidade, o que realmente importa a todos os ausentes... Continue aprimorando os conhecimentos e melhorando seu blog. Há muito venho acompanhado o blog e realmente está de parabéns. Creio que logo será destaque e referências para outros.

    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite !

      Sou estudante de Farmácia da UFMG e preciso fazer uma pesquisa na cidade de Lassance.
      Alguém tem o telefone de alguma pousada para me indicar ?

      Excluir

Comente sobre esta postagem e dê sua opinião ou sugestões para melhorias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...