SERRA DO CABRAL

CONAPA SERRA DO CABRAL
Foi nomeado em Lassance pela portaria municipal 176/14, o conselho administrativo da APA Serra do Cabral de Lassance/MG (CONAPA) que foi criado pela lei municipal 827/01, o CONAPA tem objetivo de administrar a nossa Unidade de Conservação Serra do Cabral criar ações com a finalidade de assegurar o bem estar das populações humanas ali existentes, conservando e melhorando as condições ecológicas e locais assegurando principalmente as riquezas hídricas e proporcionar o desenvolvimento sustentável das comunidades.
Gerente da APA Serra do Cabral Lassance/MG – Wenderson José Alves Soares (Nem)
Contato: 38-9976-7367 – 38-9813-5823
No link abaixo você encontra as leis ambientais de Lassance/MG



Área de Proteção Ambiental Serra do Cabral

A Serra do Cabral é um maciço montanhoso, isolado, que fica no centro-norte de Minas Gerais. Recentemente foi criado o Parque Estadual da Serra do Cabral. Está situada nos municípios de Várzea da Palma, Buenópolis, Joaquim Felício, Augusto de Lima, Lassance e Francisco Dumont, além de povoados e fazendas que se localizam no seu entorno.

Geografia
Apresenta incontáveis nascentes de riachos, a fauna e a flora são típicas de campos rupestres, com algumas espécies endêmicas, sendo que muitas ainda não estão catalogadas. Muitos riachos que nascem nesta serra correm para afluentes do Rio das Velhas ou do Rio Jequitaí, mais ao norte, ambos são afluentes do Rio São Francisco. Possui formações cársticas (cavernas e "lapinhas"), dada a razoável quantidade de calcário na região.
Na Serra do Cabral viveram povos indígenas nômades até aproximadamente 350 anos atrás, o que caracteriza a importância arqueológica e histórica. Eram conhecidos como Cabralinos e deixaram muitas pinturas rupestres.
Sua importância se deve como ponto de referência entre viajantes do período colonial e ao longo do século XX, e também pela literatura. Algumas obras do escritor mineiro João Guimarães Rosa têm como cenário a região norte do estado, onde encontra-se a Serra do Cabral e suas características naturais que conferem singularidade regional.
A riqueza mineral dessa formação geológica também é relevante. O povoamento do seu entorno se deve, entre outros motivos, à descoberta de diamantes na região.
Origem: Wikipédia

A Serra do Cabral faz parte da Serra do Espinhaço e além do Parque Estadual Serra do Cabral em Buenópolis, os municípios de Várzea da Palma, Joaquim Felício, Augusto de Lima, Lassance e Francisco Dumont também criaram Unidades de Conservação protegendo toda a extensão da Serra.

Em Lassance a APA Serra do Cabral foi criada pela Lei Municipal e 827/01 com 81.103,917 ha e perímetro de 261.139 m a APA Serra do Cabral Lassance tem por finalidade assegurar o bem estar e das populações alis existentes conservando e melhorando as condições ecológicas, assegurando principalmente a riqueza hídrica do local, proporcionando um desenvolvimento sustentável do local.
A APA Serra do Cabral de Lassance é dividido em Zona de Uso Agropecuário com uma área de 41.489,668 ha e Zona de Refugio de Vida Silvestre com área de 39.614,249 ha.
Existem diversas espécies endêmicas assim como a Perereca Scinax Cabralensis, e espécies em risco de extinção assim como Anta, Capivara, Onça Pintada, Tatu Canastra, Tatu Bola, Tamanduá Bandeira e outros animais típicos do Cerrado.
O bioma é o cerrado e dentro da APA Serra do Cabral existe a RESEX Sempre Viva, que é uma reserva de extração de flores e frutos do cerrado (Sempre viva, Baru, Faveira, jatobá e outros frutos do cerrado) com uma área de 19.411,178 ha e 30 famílias cadastradas esses frutos são vendidos e serve para fazer diversos produtos.
Na APA Serra do Cabral  de Lassance existem no minimo uma cachoeira para cada curso d'água, "lembrando por alto temos a Cachoeira das Perdizes, Sete Quedas, Mocó, Cara Fechada, Riacho Fundo, Palmeiras, Santo Antônio, São Francisco, Porcos, Mesca, e por aí vai" é uma enorme "caixa d'água" mas infelizmente está sofrendo diversas ameaças em suas nascentes e veredas.
Não podemos esquecer das formações cársticas e suas inúmeras pinturas rupestres que são facilmente encontradas por todos os lados da serra.

Principais sítios arqueológicos são:
· Boqueirão do Cara Fechada;
· Boqueirão do Inferno.
· Cabeceira do Guará I, II, III;
· Cabeceira do Manda-Puça;
· Lapa da Onça;
· Lapa de Santo Antônio;
· Lapa do Chapéu;
· Lapa do Marimbondo;

Infelizmente existem várias ameaças dentro da APA, várias nascentes e veredas não estão cercadas e acabam sendo pisoteadas por gados, ainda existem atividades de garimpo ilegal, caça e incêndio criminoso não seja a favor dessa prática denuncie. Disque 181 para qualquer tipo de denúncia ambiental.

Confira a Lei de criação da APA Serra do Cabral de Lassance/MG
Confira da página RIBEIRÕES


O habitat da Scinax cabralensis (acima, a foto de uma fêmea da espécie) inspirou o nome da espécie os campos rupestres da Serra do Cabral, em Minas Gerais (Foto Reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre esta postagem e dê sua opinião ou sugestões para melhorias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...