RIBEIRÕES

Em Lassance existem inúmeras cachoeiras, posso falar "por alto"as que eu conheço, como a CACHOEIRA DAS PERDIZES, 7 QUEDAS, RIACHO FUNDO, BOQUEIRÃO DO INFERNO, MARIA DAS FLORES, DO MOCÓ, PALMEIRAS, SANTO ANTÔNIO, SÃO FRANCISCO, PORCOS, AMESCA, TAPERA, DAS LAJES, dentre muitos outros ribeirões e córregos que estão espalhado por essa maravilhosa cidade.

Devemos sempre nos lembrar ao visitar qualquer ponto turístico do mundo devemos saber quais são as limitações do local e cuidar da conservação desses bens naturais que poderão nos servir por gerações, principalmente no mundo que estamos vivendo hoje com a falta de água em todo canto segue abaixo algumas dicas para você colaborar com o nosso meio ambiente:
  • Evite o excesso de bebida alcoólica, é EXTREMAMENTE PERIGOSO;
  • Não lave vasilhas na água corrente pois o detergente é um poluente muito forte para a água;  
  • Evite montar o acampamento muito próximo a água para não ser surpreendido por uma enchente;
  • Leve sempre com você uma faca, um isqueiro e uma lanterna, isso pode salvar sua vida;
  • Não deixe fogo aceso para dormir ou quando for embora para evitar incêndios;
  • Trazer sempre o lixo que for gerado e quando possível o que estiver no local por indolência de outros;
  • Aproveite ao máximo do prazer que uma água pura lhe proporciona e lembre-se que ela está sofrendo ameça de extinção se tronando cada vez mais rara. 
CACHOEIRA SANTO ANTÔNIO
Cachoeira do Santo Antônio, fica aproximadamente 15 km da sede do município de LASSANCE, por estrada de terra e travessia na balsa da Osagro (sujeito a pedágio), trilha de aproximadamente 1,5 km à pé (difícil acesso).





CACHOEIRA TAPERA


Cachoeira da TAPERA, afluente do Rio São Francisco, aproximadamente 75 km da sede de Lassance, de por estrada de terra, difícil acesso, em Lassance/MG.








CACHOEIRA MARIA DAS FLORES (BOQUEIRÃO DA CARA FECHADA)

Fica aproximadamente 60 km da sede de Lassance acesso de carro até próximo ao Ribeirão do Corrente, na Serra do Cabral em Lassance dentro da Área de Preservação da Vida Silvestre.









CACHOEIRA 7 QUEDAS

Fica aproximadamente 22km da sede de Lassance, não é permitida visitação pelo motivo de ser o ponto de captação de água para PCH Santa Helena, localizada no Ribeirão do Corrente.










 

CACHOEIRA DO MOCÓ

Fica no alto da Serra do Cabral, aproximadamente 70km da sede de Lassance, no Ribeirão do Corrente, a estrada está ruim e aconselhavél veiculo 4x4 e trilha a pé por aproximadamente 1,5km.
Horário de funcionamento da Balsa sobre o Rio das Velhas 06 às 20 horas.



CACHOEIRA DO RIACHO FUNDO

A Cachoeira do Riacho Fundo ribeirão do vinho famoso pelos seus espelhos d'agua, paredões e pedreiras enormes, fica aproximadamente 25 km da Sede do município, difícil acesso com carros e motos após o cruzamento da estrada com o córrego do vinho, trilha de aproximadamente 1,5 km à pé.
Horário de funcionamento da Balsa sobre o Rio das Velhas 06 às 20 horas.






CACHOEIRA DAS PALMEIRAS

A Cachoeira mais famosa de Lassance é a Cachoeira das Palmeiras, fica aproximadamente 16 km da Sede do município, é de fácil acesso com carros e motos.
Horário de funcionamento da Balsa sobre o Rio das Velhas 06 às 20 horas.







CACHOEIRA DOS PORCOS

A Cachoeira dos Porcos a aproximadamente 33 km da cidade também é de fácil acesso com carros e motos, porém a balsa que atravessa o Rio das Velhas funciona de 6 às 18 horas.









CÓRREGO SÃO GONÇALO



Foi às margens do Córrego Maria Grande que o tropeiro Liberato Nunes de Azevedo por volta de 1890 decidiu parar e se abrigar por ali mesmo. Ao longo do tempo além da família de Liberato, foram chegando mais famílias e se multiplicando até formar um pequeno povoado que mais tarde veio a se chamar São Gonçalo das Tabocas devido acontecimentos sobrenaturais envolvendo a imagem do São Gonçalo. 
Em 1909 com a construção da Estrada de Ferro Central do Brasil e logo a descoberta da Doença de Chagas na região o povoado passa a ser Distrito de Lassance e deixa de herança o nome São Gonçalo das Tabocas para o Córrego Maria Grande.   
O Córrego São Gonçalo fica a aproximadamente 1,5km do Centro da Cidade com mais de 1 km de trilha que leva os turistas a várias áreas de lazer.





Ponte construída sobre o córrego São Gonçalo por volta de 1908 pela Estrada de Ferro Central do Brasil.



Acompanhe novas postagens com mais ribeirões e cachoeiras....
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Lassance é uma surpresa, possui cada local de tirar o fôlego.

    ResponderExcluir

Comente sobre esta postagem e dê sua opinião ou sugestões para melhorias.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...